sábado, 21 de janeiro de 2012

A verdade mais inaceitável




















Uma das maiores ilusões dessa vida é a de que a nossa família é o nosso porto seguro, o que há de mais estável nas nossas vidas. A ilusão de que os pais são as criaturas mais altruístas do mundo, que pensam primeiramente nos seus filhos, que colocam de lado qualquer problema por eles e que são aqueles que sempre vão saber quando as coisas estão indo mal com você e fazer de tudo para ajudar.
No ano passado eu aprendi na terapia que isso não é verdade. E não é porque os pais sejam maus. É porque são humanos. Eles erram como qualquer humano. Eles são egoístas como qualquer humano. E muitas, muitas, muitas, muitas vezes colocam as necessidades e vontades deles acima das dos filhos, fingem que não vêem o que está acontecendo com sua prole apenas para não terem que lidar com o problema ou para não terem que se responsabilizar por eles. Bem... Talvez não haja motivo para isso magoar, já que é a lei da vida e dos humanos, e, afinal, eu não sei se sou capaz de algum altruísmo, mesmo quando tiver meus filhos. Porém, isso magoa.
Agora, a culpa é de quem? Dos pais que deviam cuidar melhor e se esforçar mais pelos seus filhos, uma vez que tiveram a brilhante idéia de colocá-los no mundo ou da nossa cabeça que criou esse mundinho de sonhos onde papai e mamãe são heróis de coração puro e invencíveis?
Eu não sei... Mas nesse momento estou aqui angustiada porque, a pessoa que sempre foi o topo do meu pedestal está simplesmente passando por cima de um dos piores problemas que eu já enfrentei na vida, sem dar a mínima importância para ele, como se ele não estivesse ali. Ou então ela está pisando nele de propósito, para que não precise vê-lo e para que não precise tomar parte dele.
Nessas horas dá uma vontade imensa de ser infantil. De fazer revolução, de ser rebelde. De se jogar no fundo do poço para que saibam que o meu problema está ali.
Mas por que eu faria isso, se a pessoa que mais se importa com a minha vida sou eu e sempre será? Afinal, altruísmo não existe e os pais não são heróis que vão vir me resgatar.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;