terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A lenda do altruísmo
















Eu não acredito em altruísmo. Não mesmo. Nem um pouco.
As pessoas tem muitos motivos para fazer coisas boas, para ajudar o próximo, e não consigo acreditar que nenhuma dessas pessoas o faça simplesmente pelo bem-estar do próximo. Não. A essência das pessoas é egoísta. José Saramago escreveu uma vez que o egoísmo é como uma segunda pele de todos os seres humanos, e eu concordei plenamente com ele.
Às vezes as pessoas iludem a si mesmas e acabam acreditando que fazem o bem porque são altruístas, mas não. Todas essas pessoas estão em busca de alguma coisa em troca, nem que não seja algo descarado ou material, mas elas podem estar em busca de atenção, de aprovação, de amor, de amizade, de consideração, de alívio para alguma espécie de vazio ou de culpa e, principalmente, de gratidão. Só vou acreditar que uma pessoa é altruísta se ela fizer o bem para alguém sem alardear, sem esperar que a pessoa goste dela, sem esperar gratidão alguma. Só vou acreditar se a pessoa fizer o bem para a outra e, quando essa outra for uma escrota com ela de volta, ela não se ressentir por "ter feito tanto pela pessoa".
Para não dizer que sou tão radical, eu acredito no altruísmo das mães em certos casos. Mas mesmo assim, há controvérsias, já que esse altruísmo pode ser motivado pelo bom e velho instinto animal maternal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;