quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Síndrome de Barbie















Você vai a uma loja de brinquedos, na sessão feminina e vê uma estante inteira só de Barbie. Tem a Barbie veterinária, a Barbie babá, a Barbie cantora, a Barbie princesa, a Barbie pediatra, a Barbie bailarina, a Barbie top model, a Barbie ginasta, a Barbie sereia, a Barbie cozinheira, a Barbie Miss... Uau! Como apenas uma mulher consegue ser TANTA COISA ao mesmo tempo?
Bem, nós sabemos que a Barbie é um brinquedo e brinquedos servem também para estimular a imaginação das crianças... Mas acontece que, parece que algumas crianças foram estimuladas além do limite do real e desenvolveram a Síndrome da Barbie, seja o que você quiser.
Conversando com a minha irmã, falávamos sobre isso, sobre pessoas que, a despeito de ter ou não talento, querem ser tudo ao mesmo tempo. Ela se queixava de conhecer pessoas assim e eu pensei em escrever esse post. Eu acredito mesmo que todos possam ser o que quiserem e que há pessoas com múltiplos talentos, mas... Pera lá, né? Repito que a Barbie é um brinquedo! Não dá para querer ser veterinária, babá, princesa, pediatra, bailarina, top model, ginasta, sereia, cozinheira e Miss, pelo menos não tudo isso na mesma encarnação, né?
O curioso e mais irritante é que as pessoas com Síndrome da Barbie, além de parecerem terem desenvolvido um senso um tanto quanto equivocado do real, também desevolveram uma certa megalomania. Porque, bem, elas acham que podem TUDO. Que tem talento para TUDO. E não é bem assim não... Acredito que talentos naturais, tenhamos poucos. E acredito que com esforço a gente possa conseguir tudo que não temos talento para fazer. Mas é humanamente impossível conseguir administrar esforço para TANTAS tarefas ao mesmo tempo. O que vai acontecer é que nenhuma delas vai sair bem feita.
Falando inteiramente por mim, eu fico muito irritada quando uma pessoa que só escreve de vez em quando vem se meter à besta dizendo que é ESCRITORA. Acho que para você se considerar algo, você tem que ser de corpo e alma aquele algo. Eu sou escritora e amo a escrita porque eu vivo e respiro isso, é tudo para mim, não admito que uma Barbie com um caderninho e uma caneta na mão venha se dar o título. Mas isso pode ser só minha intensidade escorpiana falando...

0 comentários:

Postar um comentário

 
;