terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A questão da beleza


















Amanhã preciso conversar com meu terapeuta sobre isso. Eu não aguento mais me sentir mal e triste por me sentir feia. Não exatamente feia. Mas desprovida de uma beleza notável. Sem graça.
A verdade é que eu sempre sofri com isso na minha vida. Sempre em comparação com pessoas muito bonitas ao meu redor eu me tornava uma coisinha opaca, invisível, insignificante. E ainda hoje eu me sinto assim. Não consigo acreditar que existe alguém nesse mundo que olhe para mim e admire a minha beleza. Não tenho um pingo de sensualidade e já tive que ouvir isso. E ouvir isso me destruiu. E eu queria entender porque.
Por que a beleza é tão importante? Por que, afinal? O que devia nos fazer interessante, orgulhosos, o que nós devíamos buscar são coisas como a inteligência, o humor, a irreverência, uma personalidade marcante. Porque beleza... Uma pintura pode ser bonita. Uma casa pode ser bonita. Uma roupa pode ser bonita. Mas nós, seres humanos, podemos ter PERSONALIDADE. Isso deveria importar, isso deveria ser o diferencial.
Mas, de todo modo, não é. E as pessoas continuam atribuindo valor às outras pela beleza. Se você não for bonito, você não se sente amado. Se você não for bonito e atraente, não se sente capaz de encontrar o amor ou de merecê-lo. Por que isso? Não é uma coisa muito cruel, uma vez que não escolhemos como nascemos? Todos nós não merecemos ser amados e felizes?
Eu queria conseguir não ligar para essa cobrança. Queria viver acima disso. Mas por que eu não consigo?
Eu queria seguir minha filosofia e viver pensando em coisas mais importantes. Ser feliz. Fazer o que me dá prazer. Estar perto de quem eu amo. Me importar com quem eu sou e não com o que eu pareço. Mas de que adianta querer tudo isso se, por não me sentir bonita, eu não me sinto merecedora de estar com quem eu amo?
Comecei a conversar sobre isso com meu terapeuta semana passada e ele começou a falar para eu tentar me destacar mais. Mas eu não consigo gostar desse conselho. Sinto uma coisa tão forçada, eu passar maquiagem, arrumar o cabelo, colocar um monte de enfeites para aparecer... Acho tão falso que as pessoas se mudem todas para alcançar esse ideal de beleza. Elas deixam de ser elas. Eu não gosto muito da minha aparência, mas ela faz parte do que eu sou e eu não quero mudar o que eu sou, não quero deixar de ser quem sou. Porque eu ainda tenho a consciência de que o que eu sou é mais importante que tudo.
Acho que eu entendi porque as personagens das minhas histórias são sempre naturalmente lindas. É o único modo de realizar o desejo do meu coração.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;