domingo, 18 de março de 2012

A lição mais valiosa



















Desde o começo eu sabia que todo o sofrimento que eu estava passando me traria alguma coisa de bom, eu sabia que tinha algum propósito, alguma lição maior, um pedacinho de sabedoria. E, bem, acho que finalmente eu descobri que lição é essa. Ou, pelo menos, uma delas, e é a lição da esperança.
Eu me lembro de quando fazia catecismo e crisma e teve aquela aula sobre as virtudes. Falava-se sobre a esperança e eu sempre ficava incomodada. Eu sempre pensava que a esperança não servia para nada. Não conseguia encaixar a esperança na minha vida. Quer dizer, o que tem de bom em você esperar por uma coisa que pode nunca acontecer? Isso só traz frustração. É melhor não ter esperança. Eu me sentia incomodada de renegar uma virtude divina, algo que todos dizem ser bom, só que eu não conseguia ver nada de bom, mesmo.
Mas agora eu vejo.
A esperança não é esperar que algo que pode nunca acontecer aconteça. A esperança é a fé no futuro, a fé no que está por vir, a vontade de seguir em frente mesmo nos períodos mais escuros da vida porque você sabe, tem esperança, de que a luz está te esperando lá na frente e tudo pode mudar. É isso.
Quando eu estava (muito) doente eu não tinha esperança e nem queria ter. Permanecia aquele pensamento "Para quê?". Mas agora que eu estou tão melhor, meu Deus... Eu vejo que, se eu não tivesse seguido em frente, eu nunca teria chegado aqui. Eu nunca saberia que era possível se sentir bem de novo. Eu nunca saberia que era possível fazer as coisas (quase) normalmente sem viver morrendo de medo.
Foi isso que eu aprendi. A gente nunca, nunca sabe o que está por vir. E isso é maravilhoso! É aí que entra a esperança. Tudo pode estar péssimo agora. Tudo pode estar ruindo. Você pode ter vontade de acabar com sua vida porque não consegue imaginar que as coisas possam melhorar. Mas elas podem. É preciso ter esperança no futuro porque a gente não sabe o que nos aguarda. Coisas inimagináveis podem acontecer. Coisas maravilhosas. E você vai querer estar vivo para experimentá-las. E você vai sorrir de novo. A esperança é maravilhosa.
Agora não importa quão sombria esteja a minha vida. Eu aprendi a lição mais valiosa. Vou ter esperança. Qualquer coisa pode acontecer. Tudo pode mudar e o que eram trevas pode se encher de uma luz gloriosa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;